sábado, 25 de junho de 2011

PULA FOGUEIRA IÁIÁ...PULAFOGUEIRA IÔIÔ... CUIDADO PARA ELA NÃO TE PEGAR

Oi galerinha, estamos estudando em ensino religioso os santos juninos. O dia de São João Batista, um dos santos homenageados nas festas juninas, é comemorado nesta sexta-feira, dia 24. Além dele, são celebrados Santo Antônio, no dia 13, e São Pedro, no dia 29.

As celebrações surgiram na Europa com os agricultores, que promoviam os festejos no fim do verão para agradecer aos deuses pela colheita. Hoje, elas ocorrem em todo o Brasil e cada região tem suas peculiaridades.

GAME VIRTUAL: Pula a fogeuira ... acessehttp://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3364197.xm:

As festas de São João têm ingredientes comuns, que aparecem em quase todas as comemorações, como a fogueira, os balões, as bandeirinhas, a quadrilha e as comidas típicas, como o pinhão, a batata-doce, o amendoim e o milho. Confira o que elas representam:

Fogueira
Lembra o nascimento de São João Batista. Já foi também uma homenagem ao sol.






QuadrilhaTem origem nas danças de salão europeias. São bastante conhecidas no Nordeste.






Balões
Surgiram para representar o envio de uma mensagem aos deuses. Quanto mais alto ele sobe, mais perto está deles. Seu uso é perigoso, porque pode causar incêndios.





BandeirinhasSão itens decorativos. Usados desde a Idade Média, tiveram o formato adaptado com o tempo.






Pinhão, batatadoce, amendoim, milho etc
São os frutos da terra, os quais os agricultores agradeciam pela colheita.






Casamento caipiraAntigamente, muitas cidades não tinham padre. Assim, quando algum aparecia, ocorriam vários matrimônios coletivos.






Brincadeiras (cadeia, pescaria etc)
Trazidas por imigrantes europeus, servem para divertir as festividades.
Fonte: site ZERO HORA, acesso em 25/06/2011 
 

segunda-feira, 13 de junho de 2011

5º ano visita região de colonização alemã


Na última quinta, 9 de julho, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental realizaram uma viagem de estudo pelos municípios do Estado fundados por alemães. O objetivo do passeio foi mostrar aos alunos os principais elementos culturais da imigração alemã que fazem parte da cultura rio-grandense.

A viagem iniciou pela cidade de Nova Petrópolis, depois se seguiu por Presidente Lucena, Dois Irmãos, Ivoti e encerrou em São Leopoldo, berço da colonização, onde conheceram a Praça e Museu do imigrante e o Museu do Trem, localizado na Estação Ferroviária de São Leopoldo. Os alunos foram acompanhados das professoras Ana Paula Oliveira e Marilia Mentz.

Veja as fotos aqui. 

PASSEIO A COLONIZAÇÃO ALEMÃ

Turminha, no dia 09/06 realizamos a viagem de estudos a colonização alemã. A Viagem iniciou por Nova Petrópolis, Dois Irmãos, Ivoti, Presidente Lucena e São Leopoldo. Quero que vocês comentem com qualidade sobre o passeio, destacando o que aprendeste por cada lugar que passamos.




Beijinhos

profª Ana