Galerinha, neste mês de abril comemoramos o Dia do Índio e teremos muitas novidades em sala de aula. Nesta semana, a hora do conto, foi sobre o livro "Histórias de índio", de Daniel Munduruku, onde o autor conta a história de Kaxi, um garoto munduruku que tem uma infância feliz: brinca, nada, pesca, faz artesanato e ouve histórias.Mas kaxi é especial, pois o pajé o escolheu para ser o seu sucessor. "O menino que não sabia sonhar" é um conto emocionante, sobre a iniciação da vida de um índio, apresenta a cultura indígena a partir do ponto de vista de um narrador.
ATIVIDADE: Em dupla, façam uma produção textual, contando que vocês foram visitar a aldeia indígena e conheceram o Kaxi. Utilizem a criatividade e não esqueçam: Título, parágrafo, sinais de pontuação, sequência (início, meio e fim).
Boa sorte!!!

Nós chegamos na aldeia Munduruku e conhecemos o Kaxi,ele é bem legal.Ele nos recebeu bem.E disse:
ResponderExcluir-Olá,gente,quais são seus nomes?
-Rodrigo.
-Gabriel.
-Que nomes legais.
Nós fomos conhecer o Pajé,ele é bem velho,mas é legal.Nós fomos picados por mosquitos,essa parte não foi muito legal...Ele nos deu bastante comida é água.Nós fomos tomar um banho no lago.
Kaxi nós ensinou a caçar,pescar,plantar.Ele também nos ensinou vários jeitos e reciclar,fora os MUITOS costumes dos índio Munduruku.
Passamos umas 6 horas lá,depois fomos arrumar nossas coisas para ir embora,não tiramos fotos,mas vamos lembrar daquilo para sempre.
Júlio G.H vinicius C.
ResponderExcluirEu e meu amigo na aldeia
Um dia eu e meu amigo estavamos fazendo uma expediçao pela Amazonia,quando derepente entramos numa aldeia indigenas muitos indios chegaram no nosso redor, e veio um menino muito conhecido na aldeia chamado Kaxi Munduruku.
Ele veio nos dizer como era viver na aldeia indigena,nos conversamos com ele e ele nos contou os seus pesadelos e nos contou que não sabia sonhar certo.
E ele nos levou ao um local onde tinha os homens brancos destruiram tudo como:árvores,animais e rios poluidos, e ali ja tinha uma placa dizendo madeireira.
E então fomos reclamar com o dono da madereira explicando que isso era errado.
E ficamos uma semana lá na aldeia indigenas aprendendo sobre como era seus custumes,e depois voltamos para a cidade e fomos ao tribunal falar com o juiz para tirar a madereira de la,e o senhor juiz aceito nossa proposta e tirou a madereira e os indios ficaram contentes com nossa ajuda.
As ferias numa aldeia muito legal!
ResponderExcluirum dia eu Fernanda,e eu Paula, conhecemos uma aldeia que nao sabiamos qual era o nome perguntamos para um menino muito gentil e ele nos disse:
-voces estao na aldeia chamchi!
e a gente disse:
-e qual é o seu nome?
e ele respondeu:
-meu nome é Kaxi!
e eles três viraram muito amigos elas conheseram um monnnnte de pessoas e lugares da aldeia uma das pessoas era a manch,ela era a vendedora de artesanato e agricultura. Ela era muito gentil
nos viramos super amigas.
Conhesemos um lago muito lindo e ficamos la das 4 as 5horas.no final da tarde nos fizemos uma fogueira e aprendemos a dança da chuva foi legal uma tradiçao muito bonita.
no dia seguinte nos acordamos as 8horas e 30 minutos e fomos pescar na lagua goa o nome era esquisito e comesamos a dar gargalhadas!!!
nos pescamos um monte de peixes e depois o Kaxi nos ensinou as palavras indigenas!!! e assim foram nosas ferias!
Fernanda e Paula.
O encontro
ResponderExcluircom o kaxi
Num belo dia Léo e Carlos foram passear em uma floresta. E encontraram uma bela aldeia chamada aldukaxi. Batemos palmas e veio um menino chamado kaxi. Kaxi nos ensinou a dançar brincar de esconde-esconde, pega-pega e plantar e colher.
No dia seguinte kaxi foi procurar Léo e Carlos para caçar. Mas kaxi se perdeu na floresta e o pai de kaxi começou a prcurar kaxi.
Antes de kaxi sair de casa um homem tinha matado um urso. E o urso começou a sangrar.Então o homem arrastou o urso para o rio.
O pai de kaxi saiu a procurar kaxi na floresta, o pai de kaxi encontrou sangue no chão.
E pensou que kaxi tinha morrido.
O pai de kaxi começou a entrar em estado de chock. O pai de kaxi voltou para casa muito triste e dormiu sem kaxi.
No dia seguinte kaxi conseguiu achar a aldeia aldukaxi e eles ficaram bem feliz.!.!.!
leo e carlos
A amizade da cidde grande com os índios
ResponderExcluirForam a uma aldeia indigina levar os brinquedos doados.Então nós entregamos os brinquedos para o índio Kaxi.Depois
nós voltamos para cidade grande.No dia siguinte
nós voltamos para a aldeia brincar com Kaxi.
Quando nós chegamos nós brinquamos de futebool.
Ai o Kaxi convidou vitor E Gustavo para almoçar com
a tribu do Kaxi.Depois do almoço Kaxi convidou Vitor e Gustavo para dormir e descansar a tarde.
Depois de descansar convidaram Vitor e Gustavo para ir pescar com atribu.Quando nós chegamos no assudi nós vimos outra tribo pescando no assudi.
Então todos os indios da outra tribo pescaram com
a tribo do Kaxi.Depois de pescar nós famos para a
cidade grande.Então nossa janta foi bacalhau.
Vitor e Gustavo.
O kaxi
ResponderExcluirEra uma vez uma aldeia muito destante da cidade que se chamava Munduruki tinha um indio kaxi, que gostava de pescar,casar,plantar,colher,dançar e cavalgar.
Um dia ele e seu pai foram caçar do nada eles se perderam e encontraram uma onça que estava com fome e atacou o pai de Kaxi.Kaxi com 11 anos salvou seu pai e matou sua primeira onça.
Quando chegou na aldeia com o couro da onça nas costas e seu pai machucado ao seu lado contou a toda a aldeia que seu filho tinha matado a onça.
E assim foi tornado homem.
VISITA ESTRANHA
ResponderExcluirUm dia fui visitar uma aldeia indigena e conheci um cara indigena chamado kaxi, um garoto Pajé que me recebeu muito bem, e logo foi me mostrar a aldeia. Ele disse:
- Nossa aldeia é muito bonita.
depois disso, ele foi me mostrar uma trilha.
Na trilha encontramos animais do bem, mas também encontramos animais loucos do mal. Vou contar o que aconteceu com o animal do mal.
Uma onça avançou em nós, só que o garoto Pajé chamado Kaki estava com uma tocha, e ele jogou a tocha na direção da onça, que saiu correndo desesperada. Eu agradeci o garoto Pajé chamado kaxi, e prometi a mim mesmo:
- Nunca mais voltar para essa aldeia, pois se for para ver onça posso ver na televisão.
Essa produção de cinema foi efetuada por:Caio e Tomás.
Índio Kaxi
ResponderExcluirEra uma vez um menino que nasceu numa aldeia ele se chamava Caxi uma semana depois a Mariana e a Andressa fomos na aldeia procurar o índio Caxi.
Procuramos o paje ele nos disse que o índio Caxi estava lá pescando e nós vomos lá e chegamos lá o índio Caxi estava bem feliz pescando então resolvemos pedir a ele se nos poderiamos pescar com ele ele deixou então pegamos as fara de pescar e comesamos a pesca pegamos um monte de peixes depois o Caxi nos comvidou para almoçar, depois de amoçar fomos aprender a soltar arco-flexa ,foi muito legal.
No outro dia de manhã tomamos um bom café feito por Paje estava uma delicia e eles não sabiam o que era pão com matega e presunto e queijo fizemos para eles, eles adoraram então almoçamos e fomos cauvagar e no final da tarde voltamos para cassa e comtamos para toda a nossa familia o que era conviver com os índios. Mariana E Andressa.
A viagem a aldeia
ResponderExcluirUm dia Luiza e Nicolli estavam passeando numa praia quando avistaram uma aldeia cheia de índios então Luiza e Nicolli continuaram a andar e chegaram até a aldeia mais proxima,os índios nos ofereceram comida e depois conhecemos todos os índios principalme o Kaxi que nos ofereceu um banho de rio.
Nós encontramos o Pajé ele é um senhor,pois ele é muito legal.
Ficamos conversando até tarde,quando vimos já era noite então o Pajé nos ofereceu para ficar uma noite na aldeia e então passamos a noite na aldeia,quando amanheceu voltamos para nossa casa e então contamos para os nossos pais o encontro com os índios.
Luiza e Nicolli.
Uma viagem maravilhosa
ResponderExcluirEm um dia de sol pegamos um avião e fomos conhecer a aldeia indigina.
Chegando lá encontramos um menino chamado kaxi,ele nos levou até um rio e nos ensinou a nadar,pescar e a dançar como eles.
Depois encontramos seu chefe Pagé.Eles pegaram cinco peixes bem grandes para dividir entre todos.como já era noite dormimos em uma rede,quando acordamos eles tinham feito um café da manhã:uma variedades de frutas.
A tarde os Espanhões chegaram em nossa aldeia e atacaram,tentamos lutar pela aldeia mas alguns morreram.
Quando anoiteceu pegamos o avião e demos adeus.
Um dia dois meninos forao a um mato do lado de suas casas porque eraa muito poco movimentado,e a curiosidade bateu e entrarao mato abaicho.
ResponderExcluirMas uma hora um perguntou
-tu sabes cade o caminho para casa
-nao, acho que estamos perdidos
E os dois comesarao.
e virao uma odeia indigena e comesarao a falar com o page e como erstavao perdidos pedirao experiencia em localisacao e voltara para a casa mas quando seu pais ouvirao isso saindo da boca deles pensaraque era um sonho mas era verdade.
eduardo e josué
A VIDA DE KAXI
ResponderExcluirEu e Laurinha chegamos na aldeia e ficamos encantadas com as pescas,artezanatos,historias,caças e brincadeiras.Fomos visitar uma oca e vimos o Kaxi nascendo!Nem conseguimos aqreditar que aquele era Kaxi!
O tempo foi passando e passando...Até que então vimos que Kaxi tinha 10 anos!Nossa ele estava enorme!E fomos brincar de:pega-pega,nós fomos nadar,pescar,caçar e fazer a artezanatos.
Quando fomos pescar cai no lago e...splex a Laura deu risada e Kaxi empurrou Laura no lago e Laura disse:
-Kaxiiiiiiiiiiiii!!
Eu dei risada.Os dias foram passando e Kaxi crescendo.No outro dia Kaxi nos convidou para faser uma dansa com ele para comemorar o seu aniversario,nós nos divertimos muito !!!!
Na outra semana sua mãe fasia aniver e no outro dia era para agente ir em bora evoutarmos para nosa cidade Porto Alegre . Kaxi ficou muito triste porque ele iria fica só .ficamos com saudade do Kaxi.Está é nossa história.
Um dia nós fomos a um passeio de ônibus para ver uma tribo.A primeira tribo que nós visitamos foia tribo Guarani.A gente visitou a esposisão da tribo Guarani depois, vimos os ecpamentos de, pesca,e de caça.Era lanças e arco-flexa e redes trasadas.Depois de horas nós fomos visitar as cabanas feitas de palha barro.e voltamos para o onibus que nos levou para a nossa escola.... Manoela,Guilherme
ResponderExcluir